No nosso corpo, existem três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
O músculo liso é involuntário e está presente em órgãos internos e vasos sanguíneos. Já o músculo estriado esquelético é voluntário e está ligado ao nosso sistema nervoso central, permitindo a movimentação do nosso esqueleto. O músculo cardíaco é encontrado no coração e não é controlado voluntariamente.
As cãibras musculares podem ocorrer por uma variedade de razões e é importante identificar a causa subjacente para poder tratá-las adequadamente. O excesso de ácido lático e desidratação são algumas das causas mais conhecidas, contudo existem outras:
- Falta de eletrólitos: eletrólitos como sódio, potássio, cálcio e magnésio são importantes para a contração muscular adequada. Se houver uma deficiência de eletrólitos no corpo, isso pode levar a cãibras musculares. Isso pode acontecer quando uma pessoa faz exercícios intensos e perde muito suor sem repor os eletrólitos perdidos, ou quando uma pessoa tem uma dieta desequilibrada que não fornece os nutrientes necessários.
- Fadiga muscular: quando os músculos estão cansados devido a atividades físicas extenuantes ou prolongadas, eles podem começar a contrair involuntariamente. Isso geralmente ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e não permite tempo suficiente para recuperação.
- Lesões musculares: uma lesão muscular pode levar a uma contração muscular involuntária e dolorosa. Isso pode ocorrer após uma lesão aguda, como uma torção ou uma ruptura muscular, ou uma lesão crônica, como uma tendinite.
- Doenças neuromusculares: algumas doenças neuromusculares, como a esclerose múltipla, a poliomielite e a doença de Parkinson, podem causar cãibras musculares como um sintoma.
- Efeitos colaterais de medicamentos: alguns medicamentos podem causar cãibras musculares como um efeito colateral. Isso inclui medicamentos para pressão arterial, diuréticos, medicamentos para colesterol e medicamentos para o tratamento de doenças mentais.
Prevenção:
Para prevenir as cãibras, é importante aquecer e alongar os músculos antes de praticar exercícios, manter uma boa hidratação, repor o sódio durante e após a prática de atividades físicas, evitar o uso de roupa apertada e garantir uma recuperação nutricional adequada após o exercício.
Caso sinta uma cãibra, é importante relaxar o músculo afetado, massageando-o para aliviar a dor e estimulando o retorno venoso. Quando a dor diminuir, é indicado fazer alongamentos suaves para evitar lesões.